(47) 3635.3528      (47) 9 8425.1582      atendimento@clinicasaobento.med.br

EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) NAS EMPRESAS

O colo do útero é revestido, de forma ordenada, por várias camadas de células epiteliais pavimentosas, que ao sofrerem transformações intra-epiteliais progressivas, podem evoluir para uma lesão cancerosa invasiva em um período de 10 a 20 anos.

Dentre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando a perto de 100%, quando diagnosticado precocemente e podendo ser tratado em nível ambulatorial em cerca de 80% dos casos.
 

A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas (rastreamento), por meio do exame citopatológico (Papanicolaou), permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
 

A faixa etária prioritária para a detecção precoce do câncer do colo do útero é dos 35 aos 49 anos de idade, período que corresponde ao pico de incidência das lesões precursoras e antecede o pico de mortalidade pelo câncer.
 

O procedimento de coleta propriamente dito deve ser realizado na ectocérvice e na endocérvice, usando a espátula de Ayres e a escovinha tipo Campos da Paz. Após devida fixação em lâmina, esta é encaminhada ao médico patologista, que fará a análise das células do colo uterino, fornecendo então um laudo sobre as condições encontradas.

​​​​​​​A Clínica São Bento oferece a coleta de exames preventivos nas empresas através de equipe preparada, basta entrar em contato e agendar ao longo do ano a coleta para as funcionárias.

My Image
My Image